Como colocar vários computadores em rede sem fio sem um Access Point?

Algumas vezes já passei por uma situação onde parecia impossível conectar diversos laptops em rede, já que não havia uma infraestrutura preparada para conectá-los. Em alguns eventos que participo, não temos muitas vezes cabo para conectar os laptops em rede, nem um access point (AP) para conectá-los em rede.

E as vezes apenas um AP não é suficiente para gerenciar todos os laptops de um evento bem como o sinal do AP não alcança o laptop que está mais distante dele.

centralizadaNormalmente, os AP’s trabalham no modo “Infraestrutura”.

Neste modo, todos os laptops se conectam diretamente ao AP, ou seja, ele é o centralizador do sinal.

Se um computador precisa passar um arquivo para outro computador, estes dados passam necessariamente pelo AP. Sendo assim, estamos falando de uma rede centralizada, não distribuída, como na figura a esquerda.

Este fim de semana descobri que existe uma forma muito mais simples de conectar vários laptops em rede sem necessidade  de um AP. Isto é possível através do modo Ad-Hoc das placas de rede sem fio.

modo_ad_hoc02

No modo Ad-Hoc, cada laptop ou computador com rede sem fio, se torna tanto receptor como reemissor do sinal da rede. A figura ao lado mostra exatamente o que é possível fazer a partir disso. O primeiro computador da esquerda,está conecato com o primeiro computador da direita, através das conexões e equipamentos que estão entre eles. E todos se conectam com todos formando assim uma rede distribuída sem fio, como na figura abaixo:

distribuida

Se um destes computadores estiver conectado à internet, e se todos os outros tiverem ele como gateway, todos os outros poderão acessar a internet.

Dá pra viajar no que é possível fazer com isto 🙂

Para ver como criar uma rede Ad-Hoc, veja este post:

Compartilhando internet no Ubuntu 9.04 pela rede sem fio

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.