Minha Certificação em Biologia Cultural

3831963050_43fe8b95ca_bComecei na semana passada meu processo de certificação em Biologia Cultural com o professor Humberto Maturana e a Dra. Ximena Davila, pela Unindus em parceria com o instituto Matriztico do Chile.

O processo dura 3 anos, entre encontros de uma semana presenciais a cada 3 meses e grupos de reflexão que ocorrem de tempos em tempos.

A biologia cultural nos mergulha num linguajear novo que é construído a partir do fundamento humano, o amar. Os seres humanos nascem na confiança de serem cuidados e isto é biológico. Nascemos como seres frágeis e dependemos do cuidado de um outro ser que se manifesta através da aceitação total do filhote como legítimo “outro”.

Este fundamento é traído em algum momento da nossa epigénese e passamos a entender a competição como um fundamento da espécie, mas não é. Este processo nos ajuda a entender em que momento esta “traição” cultural ocorre e nos ajuda a voltarmos a nossa essência amorosa e reflexiva.

Não imaginei que eu me daria esta oportunidade de viver este processo, mas enfim, tudo conspirou a favor de eu estar neste curso, juntamente com vários consultores, psicólogos, jornalistas, enfim, gente interessantíssima.

Pra quem tiver interesse, haverá uma nova turma em São Paulo de 3 a 5 de Novembro de 2009.

Você pode conseguir mais informações sobre esta nova turma no site da Unindus:

http://www.unindus.org.br

Deixe uma resposta