Uma boa maneira de usar o Firefox no Ubuntu 10.10 para netbooks

O Ubuntu 10.10 netbook vem com um novo conceito de utilização da área da tela. Ainda não entendi bem as vantagens de usabilidade deste novo formato, pois ele mantém fixa na lateral esquerda uma barra de aplicativos que lembra os antigos docks de gerenciadores de janela como o Winwdow Maker. Veja uma captura da tela que fiz dele rodando em meu notebook:

O gerenciamento de janelas é agora feito pelo Unity. Essa barra lateral esquerda ainda não vem com um auto hide, então os software acabam perdendo alguns pixels da tela. Isso é um problema para os navegadores já a maioria dos sites são montados em 1024 pixels atualmente e para ter uma visualização legal deles nesta nova versão do Ubuntu, é necessário utilizá-los em modo tela cheia, pressionado a tecla F11.

Com isso temos um outro problema. Em modo tela cheia, os navegadores escondem as barras de abas e ferramentas. Existe no entando uma forma de inibir esse “auto hide” de barras no Firefox.

Para isso, digite na barro de endereços o seguinte: “about:config” (sem as aspas)

Em seguida, clique em “Serei cuidadoso, prometo!”

Procure pela chave “browser.fullscreen.autohide” e a defina com o valor “false”.

Você pode também instalar a extensão “Hide GUI Bars” para ocultar e voltar a exibir as barras do browser através de uma tecla de atalho que você pode definir.

Uma outra sugestão é deixar o firefox com uma cara de Chrome. Para isso você instalar os seguintes complementos:

O tema Chromifox Extreme Carbon

A extensão Hide Menubar

Experimente 🙂

Deixe uma resposta